Selecione seu idioma

20 de julho de 2012

Jane Cooper suas ultimas palavras a John wesley

"Todo cristão deve estar pronto para morrer, ou para pregar."
John wesley

O seguinte testemunho foi dado por alguém que foi testemunha ocular daquilo que ela disse:

(1) Nos princípios de novembro, parece que Jane Cooper previu o que lhe sobreviria e cantava com freqüência:

Quando a dor sobre esta débil carne prevalecer,
De paciência e mansidão o meu peito vem encher.
E quando mandou-me dizer que estava doente, escreveu no seu bilhete:

“Sofro a vontade de Jesus; tudo que ele me envia é suavizado pelo seu amor. 
Estou tão feliz como se ouvisse uma voz dizer:
Por mim, meus irmãos maiores aguardam,
Os anjos me dão sinal de partida
E Jesus me diz: Vem!”


(2) Ao dizer-lhe: “Não posso escolher nem vida nem morte para você,” respondeu: “Pedi ao Senhor que, se fosse da sua vontade, morreria eu primeiro. Ele me disse que você sobreviverá e cerrará meus olhos.” Quando descobrimos que era varíola, disse-lhe: “Querida irmã, não se assustará se eu lhe disser qual o seu mal”? Sua resposta foi: “A Sua vontade não me pode assustar.”

(3) O mal agravou-se rapidamente; quanto mais se agravava, mais se fortalecia a sua fé. Na terça-feira 16 de novembro, ela disse: “Tenho estado a adorar diante do trono de uma maneira gloriosa. Minha alma está envolvida em Deus!” Perguntei-lhe: “O Senhor deu-lhe alguma promessa especial?” “Não,” respondeu ela. “Tudo se reduz a: Aquele reverente temor que não se atreve a mover-se E todo o silencioso céu de amor.”

(4) Na quinta-feira ao perguntar-lhe se tinha algo a dizer, respondeu: “Nada que já não saiba: Deus é amor.” Ao perguntar se tinha alguma promessa especial, replicou: “Não creio que deseje uma; posso viver sem ela. Morrerei como massa disforme, mas quando vos encontrar serei gloriosa; entretanto, continuarei tendo comunhão com o vosso espírito.”

(5) O senhor M. perguntou-lhe qual o caminho mais excelente, conforme ela cria, e quais eram os seus principais impedimentos. Sua resposta foi: “O obstáculo ou impedimento maior vem, geralmente, da constituição da própria pessoa. O meu feitio era ser reservada, taciturna, sofrer muito e falar pouco. Alguns podem pensar que um caminho é mais excelente, e outros, outro. Mas o mais importante de tudo é viver na vontade de Deus. Durante os meses passados, quando estive
particularmente voltada a essa vontade, sentia tal direção do Seu Espírito, e a unção que recebi dele me mostrou todas as coisas e não necessitei que qualquer
homem me ensinasse.”

(6) Na sexta-feira de manhã disse: “Creio que vou morrer.” Sentada na cama pronunciou estas palavras: “Senhor, Te bendigo porque estás sempre comigo e tudo quanto tens é meu. O Teu amor é mais poderoso que a minha impotência, mais forte que a minha debilidade, maior que a minha indignidade. Senhor, Tu dizes a esta ruína: ‘És minha irmã.’ E glória a Ti, ó bom Jesus, porque é meu irmão. Deixa-me compreender, juntamente com todos os santos, qual seja o comprimento, a largura, a profundidade e altura do teu amor! Bendize a estes (alguns que estavam presentes) e faze que se exercitem cada momento em todas as coisas que sejam do Teu agrado.”

(7) Horas depois, apoderou-se dela a agonia da morte; mas o seu rosto estava iluminado com um sorriso triunfante e ela batia palmas alegremente. Disse-lhe a senhora D.: “Querida, és mais que vencedora pelo sangue do Cordeiro.” Como resposta disse: “Sim, oh, sim, doce Jesus! Oh morte onde está o teu aguilhão?” Ficou então meio adormecida por algum tempo; depois, ao tentar falar, não pôde; todavia, deu testemunho do seu amor apertando a mão de todos que estavam no quarto.

(8) Chegou, então, o senhor Wesley. Ela disse: “Senhor, não sabia que tornaria a vê-lo. Mas alegro-me porque o Senhor me dá esta oportunidade, e também forças para lhe falar. Eu o amo. O senhor pregou sempre a mais exigente doutrina e eu gostei de segui-la. Continue a fazê-lo, senhor Wesley, sem olhar a quem agrade ou desagrade.” Ele fez a ela a seguinte pergunta: “Crê neste momento que é salva do pecado?” “Sim, há meses que não tenho dúvida disso. O ter duvidado em outro tempo era devido a não permanecer na fé. Agora sinto que tenho guardado a fé; e o amor perfeito lança fora o temor. Quanto ao senhor, senhor Wesley, Deus me revelou que os seus trabalhos futuros excederão os primeiros, embora eu não vá vê-los. Fui uma grande entusiasta, para usar a terminologia de muitos, nestes últimos seis meses; nunca antes havia vivido tão perto do coração de
Cristo. O senhor deve continuar consolando os corações de centenas seguindo
aquela simplicidade que a sua alma ama.”

(9) A quem recebeu o amor de Deus por causa das suas orações? Ela disse: “Sei que não tenho seguido uma fábula astutamente arranjada; porque estou tão feliz quanto possa estar. Prossiga e não pare antes de atingir a meta.” As suas palavras para a jovem M. foram: “Ama a Cristo, pois Ele te ama. Creio que te verei à destra de Deus. Mas como uma estrela difere de outra em glória, assim será na ressurreição! Por isso conjuro-te na presença de Deus que me encontres naquele dia cheia de glória. Evita toda a conformidade com o mundo. Estás privada de muitos privilégios. Eu sei que serei encontrada sem culpa. Esforça-te para ser achada por Ele em paz, sem mancha.”

(10) Sua oração no sábado de manhã foi mais ou menos como segue:
 “Sei, Senhor, que a minha vida se prolonga só para fazer a tua vontade. E mesmo que não coma ou beba mais (já fazia 28 horas que não tomava nada). Seja feita a Tua vontade. Estou disposta a permanecer assim 12 meses: ‘Não só de pão viverá o homem.’ Louvo-Te porque não há sombra de queixa em nós. Neste sentido não sabemos o que significam enfermidades. Verdadeiramente, Senhor, ‘nem a vida, nem a morte, nem o presente, nem o porvir, nem nenhuma criatura poderá nos separar do Teu amor,’ por um momento sequer. Abençoa a estes para que não haja falta em suas almas. Creio que não haverá, oro com fé.” 

Apesar do seu estado delirante, no domingo e na segunda-feira, teve estados de lucidez, nos quais se compreendia que seu coração estava ainda no céu. Quando um dos presentes disse-lhe: “Jesus é a nossa meta,” ela respondeu: “Tenho um só alvo, sou toda espiritual.” Disse-lhe a jovem M. “A senhora mora em Deus,” ao que ela replicou com a palavra “completamente.” Alguém lhe perguntou: “Ama-me?” Ela respondeu: “Oh, eu amo a Cristo; amo a meu Senhor.” A outro ela disse: “Não estarei aqui por muito tempo; Jesus é precioso, muito precioso na verdade.” Falando novamente com a jovem M. disse-lhe: “O Senhor é muito bom; Ele
preserva a minha alma acima de tudo.” Por quinze horas antes da morte sofreu horrivelmente de fortes convulsões. Uma das testemunhas do seu terrível sofrimento disse: “Você é aperfeiçoada por meio dos sofrimentos,” ao que ela respondeu: “Mais e mais.” Depois de permanecer calma algum tempo, disse: “Senhor, Tu és forte.” A seguir, depois de uma longa pausa, pronunciou as últimas palavras: “Jesus é tudo para mim; glória a Ele por toda a eternidade.” Depois de meia hora de completa tranqüilidade, expirou sem suspiro nem gemido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se esse blog é visto por todo o mundo e por pessoas de todas as idades.

Faça seu pedido de oração.